domingo, 18 de outubro de 2009

Parkour

Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.

Parkour é uma atividade física que é difícil de categorizar. Não é um esporte radical,[1] mas uma arte ou disciplina[2] que assemelha-se a auto-defesa nas artes marciais. De acordo com o fundador David Belle, o
espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência.[3] Você deve mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso.[3] Assim, havendo um confronto hostil com alguém, as opções são conversar, lutar ou esquivar. Assim como as artes marciais são uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categoriza-la, os praticantes freqüentemente colocam-na em sua própria categoria: "Parkour é Parkour".
Uma importante característica desta arte é sua eficiência. Um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira energeticamente mais econômica e o mais diretamente possível. Eficiência também envolve evitar ferimentos em curto e longo prazo, o que explica o lema não-oficial être et durer (ser e durar).
As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert no séc. XX.[9] Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle — um bombeiro Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.
Depois de se mudar para Lisses, David Belle continuou sua jornada. "Desde então nós desenvolvemos" disse Sébastien Foucan no documentário Jump London, "e realmente em toda a cidade lá estávamos; lá estava o parkour. Você precisa apenas olhar, você precisa apenas imaginar, como uma criança" descrevendo a visão do parkour.
No final da década de 1990, David Belle e Sébastien Foucan, dois nomes importantes, foram divergindo seus ideais até que se separaram por completo. Para Foucan, parkour é uma atividade mais ligada às filosofias orientais e seus movimentos estão baseados na autonomia e nas energias positivas, além de ser aberto a outras influências, tais como break dance. Com o documentário Jump London, o termo Free running foi criado e difundido. Desde então, o termo free running vem sendo usado para denominar a prática conforme divulgada por Foucan, ou seja, com inclusão de movimentos acrobáticos e ineficientes, do ponto de vista do conceito de utilidade, característico do método natural e do parkour.

[editar] Prática

Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem — qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Um traceur ou traceuse é potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de auto-controle, agilidade, destreza, força, raciocino rápido e observação.

Equipamentos

Parkour oferece grande liberdade e custo minímo para ser praticado, sendo recomendados os seguintes acessórios[10]:
  • Calça leve
  • Camiseta leve
  • Tênis com amortecimento
Todos os equipamentos ou acessórios são opcionais.

Acidentes

Parkour requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, capacidade e risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Os praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: "é ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas". Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.
São raros os acidentes relacionados a esta arte, mas podem ser graves — devido a se subestimarem os riscos da prática e à excitação dos jovens em fazer algo incrível que viram dos amigos, colegas ou vídeos na TV ou internet.

Movimentos

A definição básica da finalidade do parkour observando instintivamente nos remete à idéia de andar e correr; transpor obstáculos seria seu aperfeiçoamento, sua evolução.

Movimentos básicos

Sinonímia Descrição
francês inglês português
Atterrissage ou réception Landing Aterrissagem / aterragem Amortecimento suave a fim de evitar lesões articulares
Équilibre Balance Equilíbrio Equilíbrio em barras ou muros
Équilibre du chat Cat balance Equilíbrio do gato Equilíbrio em movimento quadrupedal como um gato.
Franchissement [fʁɑ̃.ʃis.mɑ̃] Underbar, jump through Por baixo da barra Passa-se por baixo do obstaculo — geralmente por baixo de uma barra — ao invés de o saltar ou o sobrepor. Qualquer passagem por frestas também é chamado de Underbar no Brasil.
Roulade [ʁu.lad] Roll Rolamento Rolamento evasivo a fim de amortecer, ou criar embalo após um amortecimento
Passe muraille [pas my.ʁaɪ] Climb Up/Wall Climb Passagem de muros ou paredes "Chuta-se" a parede de forma que de impulso para cima e agarra-se com a(s) mão(s)e sobe-se o muro.
Passement [pas.mɑ̃] Vault Salto/Pulo Termo geral para sobrepor um obstáculo usando um movimento.
Lâché [la.ʃe] Dismount, swinging jump Desmonte Soltar-se de um lugar para cair em outro.
Demitour [dəmi tuʁ] Turn vault
Saltar sobre o obstáculo e agarrar em duas mãos, e ficar do outro lado de forma que o corpo faça um giro de 180°, geralmente terminado em desmonte.
Saut Contraire Reverse vault Passagem de obstáculo reversa Saltar sobre o obstáculo apoiando as duas mãos de forma que o corpo faça um giro de 360°.
Saut de bras [so d bra] Cat leap Salto do gato Salto feito para se fixar em um lugar pendurando com as mãos.
Saut de chat [so d ʃa] Cat jump/pass, (king) kong vault Pulo do gato Salto em que se "mergulha" sobre o obstáculo, em que as mãos, no fim, tocam o obstáculo e em seguida as pernas passam entre os braços e é feita a aterrissagem.
Saut de fond [so d fɔ̃] Drop, kitty Drop, kitty Deixar o corpo cair levemente após um salto, geralmente em direção a um local mais baixo.
Saut de détente Gap jump Salto com distância Salto com velocidade de um local para outro ponto ou local, passando por uma "fenda", normalmente seguido de rolamento.
Saut de précision [so d presiziɔ̃] Precision jump Salto de precisão Salto estático de um objeto para outro objeto ou ponto específico, geralmente uma borda ou lugar pequeno.
Planche [plɑ̃ʃ] Muscle up ou climb-up Subida Subida usando os braços, sem ajuda das pernas, como o exercício de barra
Tic tac [tik tak] Tic tac Tic tac "Chuta-se" um obstáculo ou objeto, usando o impulso para atingir o segundo local, ou ainda, para um terceiro ou quarto.

[editar] Outros movimentos

  • Kash Vault
  • Handed Vault
    • One Handed Vault
    • Two Handed Vault
  • Cat-To-Cat
  • Wallrun (corrida na parede)
  • Monkey (passar o corpo entre os braços, apoiando no obstáculo)
  • Monkey stall
  • Jump (saltar de um lugar para outro)
  • Big Jump (pulo alto)
  • Lazy vault
  • Lazy turn
  • Gate
  • Speed vault (um salto rápido e ágil)
  • Frog (pula-se se o obstáculo passa entre as pernas)
  • vault down (baseado no lazy vault)
  • Na cultura popular

  • No filme Casino Royale há cenas de parkour, com Sébastien Foucan logo nas primeiras cenas de ação.
  • No videoclipe de David Guetta Vs The Egg, Love Don't Let Me Go, há alguma demonstração da prática.
  • Madonna exibiu extensivamente free running em seu videoclipe das músicas Hung Up e Jump.
  • No filme Filhos do Vento também há cenas de parkour e freerunning com integrantes do clã francês Yamakasi (Corpo forte nas línguas bantas).
  • O filme Ong-Bak mostra no seu início cenas de parkour com o ator Tony Jaa correndo de bandidos dentro de uma feira.
  • O filme "Yamakasi - Les samouraïs des temps modernes" ("Yamakasi - Os samurais dos tempos modernos", em português), no qual os membros do grupo Yamakasi são os personagens principais
  • Na série portuguesa "Morangos Com Açúcar - Série V", transimitida diariamente na TVI, o parkour é apresentado como o desporto principal, praticado por três personagens protagonistas.
  • O filme "B-13 13º Distrito" mostra David Belle, que faz o personagem Leito, em várias cenas de parkour.
  • No mangá brasileiro Turma da Mônica Jovem, Cascão é um praticante de Parkour e tem um vídeo de parkour no Youtubo (baseado em Youtube)

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