domingo, 27 de maio de 2012

Como Fotografar Flores

Esta semana fui a um parque/jardim muito famoso na Holanda, o Keukenhof. Tudo que tem lá são flores, as Tulipas sendo as mais famosas.
Esse passeio me fez pensar sobre Fotos de Flores. Quando a gente começa a levar a Fotografia a sério (independente se estamos trabalhando com ela ou se só gostamos o suficiente para nos importarmos) percebemos que algumas fotos que antes nos pareciam super interessantes passam a ser… Blé.
Essa é a definição: Blé. Você olha para algumas fotos (inclusive as que você tirou) e pensa: “Blé.”
E você percebe que alguns assuntos costumam resultar em fotos assim, quase como regra. É o caso de fotos de gente velha em P&B, auto retrato no espelho segurando a câmera e… Florzinhas.
O problema é que foto de florzinha é batida e sem graça. Podemos rodar por 500 fotos de flores no
Flickr e é difícil encontrar alguma que chama a atenção.
Isso acontece porque o assunto é banal. Mas em um mundo em que milhares de fotos são enviadas para o Flickr todos os dias é difícil não deixar de pensar que todo assunto está ficando banal e é cada dia mais difícil fazer uma foto que realmente se destaca.

E como fazer fotos interessantes de flores, então?

Eu posso falar das principais dicas para se fotografar flores: muito cuidado com o fundo, uso de ângulos diferentes, profundidade de campo curta, uso de lentes ou filtros macro, usar sempre que possível uma luz suave.
Mas ao seguir todas essas dicas só vamos fazer mais uma foto de flor para se perder nas milhares. Por isso resolvi falar sobre algumas fotos de flores que chamaram a minha atenção e o motivo. Clique na foto para ver a versão original (e maior) na página dos autores:
dreamland by Martin Amm (MartinAmm) on 500px.com
dreamland by Martin Amm
Essa foto tem tudo que “tem que ter” em uma foto de florzinha: foco perfeito, composição que tem um espaço negativo para respiro, cores contrastantes e, principalmente, um fundo que não interfere em nada na imagem por estar totalmente fora de foco.
Mas o que chama a atenção nela? A iluminação que cria uma silhueta dos “pelinhos” e a água (se é natural ou artificial, não dá pra saber.) Sem a iluminação e a chuvinha essa foto seria totalmente Blé.
burning love by Adam Dobrovits (Adam_Dobrovits) on 500px.com
burning love by Adam Dobrovits
A foto acima também segue as regras básicas, mas além da iluminação (que faz o mesmo efeito da foto anterior) temos um background e um foreground que formam texturas interessantes, deixando tudo que envolve as flores parecendo uma pintura.
Duality by Alex (Nalini) G (nalini) on 500px.com
Duality by Alex (Nalini) G
Esta, para mim, é uma das poucas fotos de florzinha que eu consideraria fazer um quadro e colocar na parede. A diferença é justamente que a foto não é óbvia, não recorre às cores para chamar a nossa atenção e possui uma aparência abstrata.

Pessoalmente ainda fico neste dilema: quão difícil é fotografar assuntos banais e fotografados por todo mundo? Qual a solução? Talvez a solução não tenha a ver com o fotógrafo, e sim com o assunto. O nosso desafio é sempre fazer fotos bonitas, bem feitas, tecnicamente perfeitas… mas de preferência de um assunto que já não foi fotografado um milhão de vezes por todo mundo.
Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário