terça-feira, 27 de março de 2012

Cravos? Espinhas? Nunca mais!

Olá, pessoal!
Estávamos hoje a pensar: sobre o que podemos escrever hoje? Eis que a leitora Géssica resolveu a nossa dúvida ao expor a sua. :)
A pergunta de Géssica é:
Quero saber o que eu faço para me livrar das espinhas. Que fruta eu tenho que comer?
Bem, Géssica, a resposta para a sua dúvida resume-se a três coisas: alimentação, limpeza da pele e exercícios físicos.
Sim, poderíamos falar somente da parte da alimentação, mas então não estaríamos nos esforçando para dar-lhe a resposta mais completa possível.
Bem, vamos lá? ;)
Cuidados com a alimentação
Como você já deve saber, cravos e espinhas surgem em nossa pele devido a alguns fatores, como o nível de oleosidade da pele e o acúmulo de impurezas sobre ela.
Quanto à oleosidade da pele, três são os principais fatores: herança genética, o tipo de nutrientes que
ingerimos e fatores externos, como o contato com superfícies impuras e/ou oleosas (como o contato com nossas próprias mãos).
Como não podemos mudar os fatores genéticos, o primeiro ponto que podemos trabalhar para evitar bem como combater os cravos e espinhas é o tipo de alimentação que ingerimos.
A fim de reduzir a oleosidade da pele, bem como contribuir para que a mesma seja mais saudável, é indicado:
  • Hidratar-se bastante;
  • Consumir bastante vegetais e fibras;
  • Evitar o consumo de açúcar e chocolate – eles contribuem e muito para o aumento da oleosidade da pele;
  • Evite frituras e outros alimentos gordurosos;
  • Vitaminas do complexo B também são importantes para a boa manutenção de nossa pele, principalmente as vitaminas B2 e B3;
Limpe muito bem a sua pele
Trabalho, passeio, corrida, ônibus, trânsito, etc. Tudo no nosso dia-a-dia pode causar algum acúmulo de impurezas sobre nossa pele: às vezes um pouco mais, às vezes um pouco menos.
Toda essa sujeirinha acaba obstruindo os poros de nossa pele, formando um ambiente propício para o surgimento não só de cravos e espinhas, mas também de outros problemas de saúde mais sérios.
Sendo assim, efetuar uma boa limpeza de sua pele com freqüência ajuda não somente a reduzir a oleosidade da mesma, mas também a eliminar impurezas que possam estar obstruindo seus poros.
Algumas recomendações para a limpeza da pele:
  • Lave várias vezes ao dia, preferivelmente três vezes. Se não for possível, ao menos uma vez ao acordar e outra antes de ir dormir;
  • Procure usar sabão neutro, para pele oleosa ou (o mais indicado) aquele recomendado por seu dermatologista;
  • No caso das mulheres que usam e abusam da maquiagem, lembrem-se de remover completamente, principalmente na hora de dormir (muitas “esquecem” disso… depois não vão reclamar, hein?);
  • E, acima de tudo, evite espremer suas espinhas – as manchas e cicatrizes causadas por isso podem ficar para sempre.
Pratique exercícios físicos
Mais uma vez, os exercícios físicos mostram sua importância na manutenção de nosso bem-estar.
Quando você pratica exercícios físicos, sua pele transpira melhor, o que ajuda na limpeza dos poros da pele.
Entretanto, não se esqueça de fazer uma boa limpeza de sua pele após, bem como tome muito cuidado com a exposição ao sol. A iluminação solar estimula a produção das glândulas sebáceas, contribuindo para aumentar ainda mais a oleosidade da pele. Além disso, os raios ultra-violeta estão “ultra-violentos”. ;)
Bem, agora esperamos que vocês saibam como melhor cuidar de sua pele. E lembre-se: não se trata somente de questão de estética, mas de saúde da nossa pele e, como sempre, “com saúde não se brinca”.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário