O Logotipo é a representação gráfica da marca, é um elemento importante
na sua identificação e traz embutido nele diversos significados.
» A concorrência (como ela se expressa, como é percebida);
» A própria empresa (seus produtos/serviços, seus diferenciais, seus valores, sua visão de futuro).
Alguns exemplos
Para um logotipo atender aos seus objetivos, deve-se considerar:
» O público (seus valores, seu estilo, sua percepção da sua empresa e da concorrência, suas aspirações);» A concorrência (como ela se expressa, como é percebida);
» A própria empresa (seus produtos/serviços, seus diferenciais, seus valores, sua visão de futuro).
Entre outras coisas, deve-se buscar uma imagem diferenciada e que seja valorizada pelo público.
Se formos pela “moda” e não seguirmos nada disso,
não fortalecemos a marca.
Alguns exemplos
Parece só o nome da empresa escrito de forma estilosa, mas o VA é o sinal analógico e o IO significa a linguagem binária dos computadores (representado pelos números 0 e 1).
Você já chegou a reparar que entre o E e o X existe uma seta, que denota Velocidade.
A seta laranja não é apenas um sorriso, sugestiona que na Amazon você acha tudo, de A a Z.
Site para compra de fonts, reparem que o My forma uma mão (personalidade).
Salgadinho de Tortilha, reparem nos dois Ts festivos, o salgadinho e o molho entre eles.
O golfista forma o rosto do guerreiro e o balançar da tacada forma a cabeleira dos elmos.
Joalheira novaiorquina chamada Snooty Peacock, reparem no pavão formado pelo rosto da mulher.
O logo da ONG em prol da África tem à primeira vista só o mapa do
continente, mas depois percebe-se uma criança e uma mulher se olhando.
O logo do zoológico do Bronx tem nas pernas das girafas as figuras de prédios,
natureza no meio da cidade.
Companhia área que tem entre as iniciais de suas letras, o desenho de uma avião.
Alguns elementos podem não ser notados,
mas seu subconsciente certamente sentirá.
É aí que reside os poderes das cores, de alguns significados intrínsecos ao ser humano,
e de algum elemento com significado mais sutil.
Cuidados
99% das vezes o Logotipo é utilizado em pequenos tamanhos, então não se
impressione muito quando seu Designer aparecer com uma bela e vistosa
apresentação. Ele também deve "funcionar" em P&B, para ser aplicado
em notas fiscais, e-mails que serão impressos, etc.
A substituição de um Logotipo ou sua Atualização vem sempre acompanhada
de outros gastos, nem todos seus documentos ou publicidades podem
esperar até que sejam substituídos gradativamente.
Fonte: DesignerGH
Nenhum comentário:
Postar um comentário