terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O significado dos Logotipos

O Logotipo é a representação gráfica da marca, é um elemento importante  na sua identificação e traz embutido nele diversos significados.





Para um logotipo atender aos seus objetivos, deve-se considerar:
» O público (seus valores, seu estilo, sua percepção da sua empresa e da concorrência, suas aspirações);
»  A concorrência (como ela se expressa, como é percebida);
» A própria empresa (seus produtos/serviços, seus diferenciais, seus valores, sua visão de futuro).

Entre outras coisas, deve-se buscar uma imagem diferenciada e que seja valorizada pelo público.

Se formos pela “moda” e não seguirmos nada disso, 
não fortalecemos a marca.


Alguns exemplos 

Parece só o nome da empresa escrito de forma estilosa, mas o VA é o sinal analógico e o IO significa a linguagem binária dos computadores (representado pelos números 0 e 1).



Você já chegou a reparar que entre o E e o X existe uma seta, que denota Velocidade.



A seta laranja não é apenas um sorriso, sugestiona que na Amazon você acha tudo, de A a Z.




Site para compra de fonts, reparem que o My forma uma mão (personalidade).



Salgadinho de Tortilha, reparem nos dois Ts festivos, o salgadinho e o molho entre eles.



O golfista forma o rosto do guerreiro e o balançar da tacada forma a cabeleira dos elmos.



Joalheira novaiorquina chamada Snooty Peacock, reparem no pavão formado pelo rosto da mulher.



O logo da ONG em prol da África tem à primeira vista só o mapa do continente, mas depois percebe-se uma criança e uma mulher se olhando.



O logo do zoológico do Bronx tem nas pernas das girafas as figuras de prédios, 
natureza no meio da cidade.



Companhia área que tem entre as iniciais de suas letras, o desenho de uma avião.


Alguns elementos podem não ser notados, 
mas seu subconsciente certamente sentirá.
É aí que reside os poderes das cores, de alguns significados intrínsecos ao ser humano,
e de algum elemento com significado mais sutil.

Cuidados
99% das vezes o Logotipo é utilizado em pequenos tamanhos, então não se impressione muito quando seu Designer aparecer com uma bela e vistosa apresentação. Ele também deve "funcionar" em P&B, para ser aplicado em notas fiscais, e-mails que serão impressos, etc.
A substituição de um Logotipo ou sua Atualização vem sempre acompanhada de outros gastos, nem todos seus documentos ou publicidades podem esperar até que sejam substituídos gradativamente.
 
Fonte: DesignerGH

Nenhum comentário:

Postar um comentário